ABIH Nacional comemora o sucesso do Conotel 2018.

Público de 3.559 e a presença das principais lideranças do trade nacional de turismo, confirmam a importância do maior congresso brasileiro de hotelaria.

A 60ª edição do Congresso Nacional de Hotéis – Conotel e a Equipotel Regional, que aconteceram entre os dias 16 e 18 de maio, no Centro de Evento do Ceará, em Fortaleza, registraram 3.559 participantes, 14 horas de conteúdo, 43 expositores ocupando 4.500m2 do Centro de Convenções Ceará, além de 23 presidentes das ABIH´s Estaduais, caravanas e missões de pequenos e micro empresários ligados a indústria de hospedagem de todo país, com destaque para o Maranhão que levou para o Conotel / Equipotel Regional 2018 uma delegação de mais de 130 empreendedores.

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, destaca importância da presença de profissionais de diferentes áreas econômicas que impactam a indústria do turismo, na busca por soluções e caminhos para aperfeiçoar o setor. “Tivemos a honra de receber o Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, o presidente do Senado, Eunício de Oliveira, eleito pelo Ceará, o deputado federal Herculano Passos (SP), o ministro do Trabalho, Helton Yomura, Ciro Gomes, o economista Marcelo Neri, ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), entre outros, para discutir como fazer o turismo acontecer no Brasil”, afirmou o presidente da ABIH Nacional, para depois completar: “O setor hoteleiro responde por mais de 1,3 milhão de empregos diretos e 675 mil indiretos no pais e ainda pode crescer exponencialmente. É muito importante que exista essa união em torno do turismo brasileiro para que consigamos afirmar a importância do setor para a economia do país”, afirmou o principal líder da hotelaria nacional.

Durante o Conotel 2018, Manoel Linhares foi agraciado com o título de cidadão da capital cearense pelo vereador Salmito Filho, presidente da Câmara de Fortaleza. Paralelo ao Congresso, uma reunião da ABIH Nacional com a presnça dos presidente das ABIH´s Estaduais, diretores e conselheiros, elegeu Salvador como a cidade sede do Conotel 2020. Na noite de encerramento do evento, Goiânia fez o lançamento do Conotel 2019. “O evento desse ano mostrou o acerto de tornar o Conotel itinerante. Dessa forma, proporcionamos aos profissionais de turismo de outras regiões do país mais facilidades de participarem do congresso, trazendo suas pautas para os debates, além de proporcionar o acesso de empresas e produtos ao mercado nacional e até internacional”, finalizou o presidente da ABIH Nacional.

 

ABIH Nacional assina convênio com a Cruz Vermelha  

No evento, a ABIH Nacional e a Cruz Vermelha Brasileira assinaram convênio que proporcionará treinamento para que trabalhadores de hotéis de todo o país possam realizar cursos de primeiros socorros ministrados por voluntários a pedido dos donos de hotéis, pousadas e resorts. “Com a assinatura do convênio, o custo do treinamento foi reduzido de R$ 120 para R$ 20 por empregado capacitado. Além disso, os estabelecimentos ganharão uma placa da Cruz Vermelha, atestando que o local conta com pessoal apto a intervir emergencialmente em situações críticas”, afirmou o presidente nacional da Cruz Vermelha, Júlio Cals. Segundo ele, o treinamento irá ensinar como as pessoas devem agir se alguém estiver engasgado, tendo uma parada cardiorrespiratória e como lidar com outras situações, estabilizando a vítima até a chegada dos responsáveis pelo atendimento.

Para o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, o convênio mostra a preocupação do setor hoteleiro em ampliar a qualidade dos seus serviços. “Somos o primeiro segmento a fechar um convênio desta natureza com a Cruz Vermelha Brasileira. Isso demonstra que os empresários do setor não estão preocupados só em receber os hóspedes, mas também em melhorar a qualidade e a abrangência dos seus serviços”, explicou Linhares.

 

Equipotel teve mais de 100 marcas expostas durante evento

Paralelo ao congresso, a primeira edição regional da Equipotel, feira de produtos voltados para os segmentos de hospedagem e gastronomia, inaugurou as versões regionais da exposição. Segundo a gerente do evento, Camila Moretti, mais de 100 marcas de produtos estiveram em exposição na feira. “A hospitalidade é um conceito abstrato, mas que pode ser enxergada em três aspectos de um negócio: infraestrutura, pessoas e serviços. Com a Equipotel Regional, a intenção foi aproximar vendedores e compradores do setor sob esse novo viés, fazendo da feira o primeiro passo de uma reestruturação desse mercado.”, declarou Camila.