1694705274604

O ministro do Turismo, Celso Sabino, chega à maior cidade do país, São Paulo, com o “MTur Itinerante” que funcionará dentro da 60a edição da Equipotel, principal evento de hospitalidade na América Latina, que acontece de 19 a 22 de setembro, no Expo Center Norte.

Durante quatro dias, gestores públicos, privados, profissionais e empreendedores dos setores de hospitalidade e de turismo de todo o Brasil, presentes no evento, poderão conhecer as ações e programas do Ministério do Turismo para apoiar o desenvolvimento do setor.

O “MTur Itinerante”, que descentraliza a atuação da Pasta, pretende levar o Ministério do Turismo a cada estado da Federação para, além de apresentar seus projetos e ações, mostrar como o governo federal, através do ministério, pode apoiar a iniciativa privada, fortalecendo o empreendedor para que ele possa ampliar, construir e equipar seus negócios com o objetivo de gerar emprego e renda para o país.

Entre as ações que serão apresentadas está a disponibilidade de crédito para financiamentos por meio do Fungetur (Fundo Geral de Turismo), disponibilizado por 24 instituições financeiras credenciadas em todo o país que disponibilizam créditos de até R$ 15 milhões, com juros de até 8% ao ano e até 5 anos de carência.

O "MTur Itinerante" também estimula a formalização do setor, mostrando os benefícios do registro das atividades turísticas no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) que inclui, por exemplo, o acesso ao Fungetur.

O Mtur itinerante será instalado no estande da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) na Equipotel. Na ocasião, o Ministro do Turismo também fará a palestra na abertura do 65o Congresso Nacional de Hotéis - Conotel 2023, promovido pela ABIH Nacional, que acontece junto à feira. O ministro abordará o novo momento que vive o setor em sua apresentação “Ressignificando o turismo brasileiro”.

Desde a posse de Celso Sabino na pasta, o “MTur Itinerante” já passou por Pernambuco, Bahia, Pará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná e Olímpia, em São Paulo.