Primeiro dia do Conotel 2021 reúne ministro do Turismo com o deputado Bacelar, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados e com a senadora Soraya Thronicke

Com início às 15 horas, o painel “Acelerando para o futuro: o turismo e a hotelaria” reuniu Gilson Machado Neto, ministro do Turismo; o deputado Bacelar, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, a senadora Soraya Thronicke e Ricardo A. Roman Jr., presidente da ABIH/SP, que debateram os rumos do turismo no país com a mediação de Milton Vasconcelos, presidente Conotel Brasil.

Conotel 2021 – 1º painel Acelerando para o futuro o turismo e a hotelaria

O ministro do turismo destacou em sua fala que o país precisa encaminhar melhor as questões trabalhistas no setor de turismo, além de investir para melhorar sua malha aérea. “Temos nos empenhado em atrair empresas de aviação do exterior para atuarem no Brasil para encaminharmos essa questão da conectividade entre os destinos brasileiros. Outra ação em que temos nos empenhado é divulgar nossos destinos no exterior. Nosso país conta com muita diversidade nesse aspecto”.

Ministro do Turismo Gilson Machado

O deputado federal Bacelar, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, defendeu a legalização dos cassinos, usando o exemplo de Portugal, e destacou a necessidade de se taxar o Airbnb no país. “Estudos mostram que a oferta de casas de jogos aumenta a permanência do turista no destino. E a questão do Airbnb precisa ser encaminhada através da taxação para que essa modalidade de hospedagem atue regularmente e pague impostos condizentes com sua atividade”, defendeu o deputado.

Deputado Bacelar

Para o presidente da ABIH/SP, Roman Jr., tudo indica que a retomada será intensa no turismo corporativo. “Já percebemos um aumento na demanda nas últimas semanas e a tendência segue em alta no segmento”, afirmou.

A senadora Soraya Thronicke finalizou o painel destacando a falta de transparência na questão do Ecad – Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, relacionada aos direitos autorais pagos pelas músicas executadas nas áreas comuns dos hotéis. “Precisamos garantir que os valores recolhidos cheguem aos artistas”, disse para depois completar: “Como disse o ex-ministro Lummertz, onde tem turismo, não há desemprego. Por isso, contem comigo para defender as pautas do setor”. Finalizando o painel, o ministro do turismo parabenizou o presidente da ABIH Nacional e agradeceu aos organizadores da feira. “Saúdo todos os envolvidos nesse evento, pois ele mostra o potencial do setor de turismo do Brasil”.

Senadora Soraya Thronicke

Conotel 2021 tem início em São Paulo com a presença de autoridades e líderes da hotelaria nacional

A 63ª edição do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), que acontece esse ano juntamente com a 58ª Equipotel, no São Paulo Expo, na capital paulista, teve ontem (22.11) seu primeiro dia de apresentações e debates. Com o tema “Acelerando para o futuro!”, essa edição destaca a retomada das atividades no setor de turismo, após um período difícil causado pela pandemia.  “O Conotel deste ano será um marco da retomada do turismo no país. E a hotelaria tem um papel fundamental nesse processo, pois é ela que promove as condições adequadas para conectar pessoas, governos, indústrias, organizações não-governamentais e diversos outros setores que movimentam a roda do desenvolvimento do nosso país”, afirmou Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, em seu discurso de abertura.

Pesidente da ABIH Nacional Manoel Linhares

A cerimônia de abertura do evento contou com a presença de várias personalidades importantes. Além do presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, estavam a senadora Soraya Thronicke; o deputado federal Bacelar, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados; Gilson Machado, ministro do Turismo;  Rodrigo Goulart, vereador de São Paulo; Vinícius Lummertz, secretário de Turismo de São Paulo; Orlando de Souza, presidente do FOHB – Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil; Milton Vasconcelos, presidente do Conotel Brasil; Ricardo A. Roman Jr., presidente da ABIH/SP; Cláudio de La Nina Gustavo, presidente da RX Brasil; Binardi, diretor da Equipotel, Felipe Martinez, presidente da ABMotéis e Roberto Bulbol, presidente da ABIH/AM, representando a CNC.

O presidente da RX Brasil, Cláudio de la Nina, que iniciou sua fala cumprimentando as autoridades e ressaltou a importância dos eventos realizados pela Reed Exhibitions Alcântara Machado. “Hoje aqui está acontecendo uma demonstração clara de como o setor de eventos é importante para o país. Ele pode ser um dos grandes motores da retomada do turismo. Acreditamos no encontro entre as pessoas para a realização de bons negócios. Mais de 250 marcas estão presentes esse ano. É muito bom encontrar profissionais que estão se dedicando para a retomada desse setor tão importante para o país”.

O presidente do Conotel Brasil, Milton Vasconcelos destacou em sua fala a representatividade que o setor de turismo vem conquistando nos últimos anos. “A ABIH Nacional esteve sempre presente nas principais discussões relativas ao setor junto aos poderes públicos em todos os níveis”, afirmou.

Em seguida foi a vez do secretário de Turismo de São Paulo, Vinícius Lummertz, que destacou a importância do Turismo se adequar ao que chamamos de “novo normal”. “A retomada do turismo vai passar sem dúvida pela capacidade das empresas do setor garantirem a saúde dos usuários de seus serviços”, afirmou.

Felipe Martinez, presidente da ABMotéis – Associação Brasileira de Motéis, ressaltou em sua participação que é preciso deixar para trás conceitos antigos relacionados aos motéis. “Pesquisas mostram que o público que frequenta motéis atualmente é na sua grande maioria casais com relações estáveis. O setor gera em torno de 300 mil empregos diretos e o mesmo número de indiretos. São 100 milhões de hóspedes por ano”, afirmou ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *